Retrospectiva 2013

Por , 02 de Janeiro de 2014 @ 7:55      

O ano de 2013, foi, com certeza, bastante produtivo para o mundo dos seriados de TV. Além das renovações fantásticas, tivemos os cancelamentos que nos deixaram órfãos de muitas produções boas. Hoje, para relembrar como foi este ano de 2013, faço uma retrospectiva de tudo aquilo que marcou o ano que está sendo cancelado, com base nas publicações efetivadas aqui no site. Vamos lá?

Acredito que, de tudo aquilo que se renova, nada é mais gratificante do que o retorno de uma série que foi considerada morta por sete anos. "Arrested Development" criou um precedente maravilhoso para os fãs de séries, afinal, ser ressuscitada do mundo dos cancelamentos é um bilhete de loteria premiado. Agradecemos imensamente à Netflix por ter nos presenteado com tamanho retorno. Embora o anúncio tenha acontecido em 2011, a 4ª temporada só se efetivou em 2013.

Outra série que ganhou uma segunda chance, sendo resgatada do mundo dos cancelamentos, foi "Drop Dead Diva". Depois de ter sido cancelada pelo canal pago Lifetime, a atração protagonizada por Brooke Elliott acabou sendo resgatada, alguns dias depois, para ser renovada para uma 5ª temporada. Se não bastasse o resgate, o Lifetime também anunciou, posteriormente, a renovação da série para um 6º ano. Realmente, 2013 foi o ano dos fãs de "DDD".

Muitos chegaram a acreditar que "Pretty Little Liars" não seria tão promissora. E eles estavam enganados. Além de ser a série de maior audiência do canal pago ABC Family, as mentirosas de Rosewood não só garantiram uma 5ª temporada (antes mesmo da estreia da 4ª), como também garantiram a produção de um spin-off: "Ravenswood". "PLL", no Brasil, anda bastante famosa: tem espaço nos canais pagos Boomerang e Glitz*, além de ter ganhado visibilidade na TV aberta, através do SBT.

Embora tenha sido alvo de uma visibilidade chata, por conta da morte precoce do ator Cory Monteith, "Glee" foi motivo de felicidade para os milhares de fãs quando a FOX americana anunciou a renovação da série para mais duas temporadas, garantindo, assim, um 5º e um 6º ano. A morte de Cory, no entanto, não atrapalhou o andamento da série, que teve a estreia da 5ª temporada em setembro passado. Sem um dos protagonistas, ajustes foram feitos na produção dos episódios e, infelizmente, a 6ª — e última — temporada poderá contar com apenas 13 capítulos.

Todos ficaram em choque quando a CW anunciou, em maio passado, a renovação da novata (e fraca das pernas) "The Carrie Diaries". O prequel de "Sex & The City" parecia ter assinado sua sentença de morte quando, de repente, num surto que somente a CW sabe explicar, eis que a série, protagonizada por AnnaSophia Robb, ganhou uma nova chance e garantiu, dessa forma, a produção de um segundo ano. Infelizmente, os fãs não vão gostar de saber que os episódios da segunda temporada estão piores, em matéria de audiência, do que os exibidos no primeiro ano.

De todos os cancelamentos, o mais triste, com certeza, foi o de "Happy Endings". A sitcom mais perfeita da última geração, infelizmente, teve o infortúnio de fazer parte da grade de programação da ABC. Além de não ter garantido a produção de uma 4ª temporada, os seis amigos ganharam esperança quando o canal pago USA sugeriu que poderia resgatar a série e, assim, promover aos fãs a deliciosa continuação da saga. Infelizmente as negociações falharam e estamos órfãos de "HE". Saudades eternas, Max Blum.

Outro cancelamento de 2013 que latejou na alma foi o da fantástica "The New Normal". Acho que tudo aquilo que eu tive condições de reunir em um texto, está disponível aqui. O que me resta dizer é que o mundo ainda não está tão preparado assim para um David e um Bryan. Infelizmente, ainda é preciso utilizar o gay como estereótipo, chacota, a diversão em forma de seriado. O casal mais fofo das sitcoms nos deu adeus, mas eles deixaram uma vida pós-"The New Normal" que ainda vai nos provar que a única temporada produzida valeu a pena.

Uma era se encerrou. As esposas dos militares da base Fort Marshall deram o seu adeus definitivo em meados de 2013. "Army Wives" marcou uma geração toda com as histórias voltadas para as famílias que permanecem quando os maridos (ou até mesmo as esposas) são enviados à guerra. Sabemos como é difícil ser cônjuge de um guerrilheiro, mas não tínhamos ideia de como isso afeta as esposas, os maridos, os filhos e os amigos que permanecem do lado de cá da guerra. Desvalorizadíssima no Brasil, as mulheres do exército deram seu adeus no fim da 7ª temporada.

Muito alarde foi criado quando a CW resolveu produzir uma nova versão da saudosa "Beverly Hills, 90210". Afinal, as 10 temporadas de "Barrados no Baile" foram responsáveis por moldar toda uma geração americana (e afins) e trazer um remake à tona seria, no mínimo, arriscado. E nasceu "90210". Para a nossa surpresa, o drama teen durou cinco temporadas e angariou diversos fãs ao longo do globo terrestre. Não foi empolgante o suficiente e teve somente a metade de vida que sua precursora, mas acabou por mostrar que foi válida a tentativa. 2013 iniciou com a decisão de cancelamento da série. Fãs sugerem que deixou saudades.

Assim como na lista dos 5 cancelamentos mais injustos do upfront 2012, minha lista precisa contemplar uma série que, na visão de muitos, é desnecessária. Eu adorava "Smash" e acredito que ela foi, de fato, marginalizada. Assim como a FOX sapateia com "Glee" e a ABC brinca com "Nashville", o drama musical da NBC tinha tudo para se tornar referência, já que fugia dos problemas adolescentes e do famigerado drama familiar country. Só Anjelica Huston em um seriado de TV já valeu a pena e ver Katharine McPhee como protagonista justificou minhas noites assistindo "American Idol" para ver Taylor Hicks vencer. "Smash" nos presenteou com os bastidores da Broadway e eu sou grato por isso.

É difícil conceber a possibilidade de viver em um planeta onde o seriado mais bizarro de todos os tempos é renovado e a sitcom mais querida da última geração tem seu adeus concretado. Sim, estou falando de "The Neighbors" ter garantido a produção de um segundo ano e a deliciosa "Happy Endings" ter sido cancelada. Isso poderia, facilmente, ter sido considerado uma pegadinha. Infelizmente não foi.

Cory Monteith Definitivamente o mundo dos seriados — e da música — não será mais o mesmo. Em julho de 2013 tivemos de dar adeus ao ator Cory Monteith, o Finn de "Glee". Um dos protagonistas do musical teen, Cory foi encontrado morto em um quarto de hotel, no Canadá. A notícia chocou os fãs e o universo fez um minuto de silêncio em homenagem ao ator e cantor, que nos agraciou durante quatro temporadas de "Glee". Ele não está mais aqui, mas com certeza canta em outra esfera.

Já falamos de alguns dos acontecimentos mais importantes de 2013, o que permeou os seriados de TV no ano que se encerrou. Mas e aqui no seriados.tv.br, o que aconteceu? Para situar os leitores, listo abaixo algumas categorias importantes para o desenvolvimento do site. Acompanhem:

Boa parte dos nossos visitantes chegam até aqui através dos sites de busca. O Google, como o buscador majoritário, nos envia o maior número de fãs que qualquer outro site. E os 10 termos de busca mais utilizados nesse site de busca estão listados abaixo. Confira e veja se foi assim que você chegou até aqui pela primeira vez:

10º — Weeds: para começar, o termo de busca que ocupa a décima posição deste ranking é a série protagonizada por Mary-Louise Parker, cancelada em setembro de 2012. O drama familiar "Weeds" foi um grande sucesso, sendo encerrado com 8 temporadas e 102 episódios produzidos. O que mais chamou a atenção dos fãs foram as postagens "Adeus 'Weeds'", sobre o cancelamento da série e, também, a publicação "GNT vai reprisar todas as temporadas de 'Weeds'", algo que foi, no mínimo, um deleite para os fãs da erva. Deixou saudades, Nancy.

9º — Criminal Minds 9ª Temporada: acho que o termo por si só justifica a presença no ranking dos termos de busca mais utilizados para se chegar ao site. Os fãs de "Criminal Minds" estavam ansiosos para saber sobre a renovação da série para uma nona temporada e a publicação "CBS renova 'Criminal Minds' para a 9ª temporada" se tornou um grande alvo de acessos. Bizarrices à parte, a nona temporada de "CM" se tornou o nono termo de busca mais utilizado para se chegar até aqui.

8º — Séries Brasileiras: o termo de número oito sugere que nosso site argumenta bastante sobre séries brasileiras. O que, de fato, é verdade. Além dos seriados estrangeiros, em sua maioria americanos, buscamos também informar sobre o que vem acontecendo na esfera nacional. "Oscar Freire 279", como veremos a seguir, foi um exemplo disso, assim como outras séries que passaram tanto pela TV paga como pela TV fechada. Outro exemplo é a série "Sandy & Junior", que detém a posição de seriado brasileiro mais acessado no seriados.tv.br.

7º — Oscar Freire 279: a série lançada pelo Multishow em 2011 foi uma produção fantástica. Os 15 episódios gravados foram muito bem escritos e produzidos. Fizemos um post intitulado "Vale a pena: 'Oscar Freire 279'" que atraiu muitos fãs da Dora. No entanto, até o momento, a 2ª temporada continua uma incógnita. Já questionamos o canal pago Multishow, mas eles não nos deram retorno.

6º — Party of Five: o drama protagonizado pelos irmãos Salinger é o seriado americano mais acessado de 2013, aqui no site. Por conta disso, "PoF" se tornou o 6º termo mais utilizado para fãs acessarem o seriados.tv.br. E não para por aqui: a publicação "'Party of Five' chega ao Sony Spin" se tornou viral por ser uma das únicas que noticiou a volta da série nos canais da TV paga em 2012. E ela também está na Netflix, para a nossa alegria.

5º — Cavalo de Fogo: ah, os nostálgicos de plantão. Quem não sente saudades dos desenhos que marcaram gerações no fim da década de 1980, início dos anos 1990? É por esse motivo que a Princesa Sara e o seu fiel Cavalo de Fogo ocupam o 5º lugar deste ranking. Não apenas pela página de sinopse da animação, mas também por conta da listinha que mostrou os "5 desenhos que marcaram a nossa infância".

4º — Séries Mais Assistidas: um artigo publicado em maio de 2012 se tornou o pivô dessa colocação. O quarto lugar existe por conta do texto "As 15 séries mais assistidas da temporada 2011/2012", que listou "NCIS" como sendo a série mais assistida da temporada 2011/2012. Como a publicação privilegiou os programas dos canais americanos abertos (CBS, ABC, NBC, FOX e CW), fãs inconsoláveis reclamaram, nos comentários, a ausência de "The Walking Dead".

3º — Dona Florinda: chega a ser engraçado, mas o terceiro termo mais utilizado é a mãe do Kiko. Sim, por conta de uma publicação lá dos idos de 2008, "Dona Florinda faz plástica no rosto", temos visitantes fanáticos pela turma do "Chaves" que adoram a Dona Florinda e pesquisam coisas sobre ela. Além dessa postagem, "Fotos raras da Turma do Chaves são divulgadas" também atrai o interesse dos fãs da inimiga das gentalhas.

2º — Seriados TV/Séries TV: estes termos são óbvios, afinal, nosso foco principal aqui são os seriados de TV e suas derivações morfológicas (séries, programas, atrações, reality show, etc). Então, para formar o segundo lugar, juntamos os termos "séries TV" e "seriados TV", o que garantiu a medalha de prata.

Katherine Moennig 1º — Atrizes Lésbicas: atribuímos essa vitória ao nosso terceiro post mais acessado de todos os tempos e da história do site. "5 atrizes (assumidamente) lésbicas nos seriados de TV" foi um texto publicado em maio de 2012, com a intenção de prestar uma homenagem às atrizes lésbicas, durante a semana de combate a homofobia. Fizemos três postagens temáticas, sendo esta a responsável pelo termo de busca que mais nos trouxe visitantes via buscadores eletrônicos. Bizarro? Pode ser, mas em 2013 foi o termo de busca mais usado no Google para chegar até aqui.

Por possuir um banco de sinopses bastante significativo, com quase 500 séries, realities shows, desenhos e produções nacionais, é claro que muitas destas atrações se tornam destaque. Aqui no site o destaque vem pela nostalgia dos fãs, já que as sinopses mais buscadas, em sua maioria, são as de seriados antigos, já cancelados e com pouca informação na rede. Vejamos quais são:

10º — "Time of Your Life"
9º — "Blossom"
8º — "Castle"
7º — "Freddie"
6º — "Weeds"
5º — "Becker"
4º — "The L Word"
3º — "NCIS"
2º — "The King of Queens"
1º — "Party of Five"

Para compor esta categoria, separei as 10 publicações mais acessadas em 2013. Tivemos um pouco de tudo, mas o especial temático de três postagens, lançado na semana de combate a homofobia, em 2012, ainda detém o maior número de acessos, seguido por outros especiais. Confiram:

10º — "Fotos raras da Turma do Chaves são divulgadas"
9º — "As 15 séries mais assistidas da temporada 2011/2012"
8º — "Seriados no Brasil: os 10 nomes e traduções mais bizarros — parte III"
7º — "5 atores (assumidamente) gays nos seriados de TV — parte II"
6º — "Seriados no Brasil: os 10 nomes e traduções mais bizarros"
5º — "Seriados no Brasil: os 10 nomes e traduções mais bizarros — parte II"
4º — "5 experiências de Beakman que você já fez (ou deveria ter feito)"
3º — "5 atrizes (assumidamente) lésbicas nos seriados de TV"
2º — "5 séries e desenhos que você assistiu (mas que talvez não lembre)"
1º — "5 atores (assumidamente) gays nos seriados de TV"

Como todos sabem, o seriados.tv.br tem um canal no YouTube que abriga as aberturas das nossas queridas séries. Em cada sinopse aqui inserida existe a tentativa colocar o vídeo que abre o seriado, no entanto, não existe sucesso com todas elas ainda, mas as que foram disponibilizadas também entram na lista. Veja quais foram as aberturas mais acessadas de 2013:

10º — "Breaking Bad"
9º — "C.S.I.: Crime Scene Investigation"
8º — "C.S.I.: Miami"
7º — "Cold Case"
6º — "House"
5º — "Gossip Girl"
4º — "The L Word"
3º — "Família Dinossauros"
2º — "C.S.I.: NY"
1º — "Blossom"

E aqui encerro este especial com toda a retrospectiva 2013. Agora já sabem um pouco mais sobre o site e, ainda, tiveram a oportunidade de relembrar os principais acontecimentos do ano que se findou. Ficamos, assim, com a certeza de que 2014 nos trará, em matéria de seriados, um ano cheio de surpresas boas. Happy New Year! 😉


 

Receba nossas publicações por e-mail:

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO (VIA FACEBOOK)

Não tem Facebook? Use o formulário abaixo:
Quer ter sua foto ao lado do comentário? Cadastre-se no Gravatar!

ATENÇÃO:
Toda e qualquer mensagem publicada através do sistema de comentários não reflete a opinião deste site ou de seus autores. As opiniões enviadas através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos visitantes que dele fizerem uso.

Sobre Pablo Biglia

Paranaense de coração, idolatra os seriados desde 1995, quando seu guilty pleasure era "Power Rangers". Viciado sempre em "Friends" e "Seinfeld". Hoje é fã fiel de "Orphan Black", "Scorpion", "Scandal", "The Big Bang Theory", "How To Get Away With Murder", "RuPaul's Drag Race" e Project Runway. No Twitter: @mr_biglia. Foi contra o golpe de 2016!