Pagando para ver… várias vezes

Por , 19 de março de 2013 @ 11:17      
 

Se você gosta do filme "Quero Ficar com Poly", teve várias oportunidades de ver a comédia na semana passada, já que os canais FOX, TNT, Universal Channel e Studio Universal exibiram a produção. No caso da TNT, foram duas vezes. Um dia seguido do outro. Você, como consumidor que paga — e caro — por TV por assinatura, como se sente com relação a isso? Eu me sinto mal. Uma por que o filme não é lá essas coisas, mesmo com Jennifer Aniston no elenco. Outra é porque com este exemplo é que vemos um painel da TV paga no Brasil.

TV paga [imagem ilustrativa]

Muitos canais abusam do direito de exibir várias vezes um mesmo filme ou seriado. Em alguns casos, como ocorre com a Warner Channel, que exibe dois episódios seguidos de "Friends", quatro vezes ao dia. Esta é uma realidade que está prestes a terminar. Ao menos, em parte.

AncineA Ancine, órgão que regulamenta as TVs por assinatura, estuda a possibilidade de restringir a quantidade de reprises de produções nacionais nas grades dos canais pagos. Desde que o órgão federal aplicou a nova — e polêmica — lei da TV paga, a qual faz com que canais internacionais como FOX e Sony transmitam 3 horas e 30 minutos semanais de produções nacionais, os programadores estão abusando da paciência dos telespectadores.

Por exemplo, os canais acima citado e até outros, fizeram uma compra de um pacote com produções brasileiras com obras como "Eu, Tu, Eles", "Carlota Joaquina", "O Homem que Copiava", entre outros. Estes são exibidos várias vezes durante a semana.

Conforme uma entrevista concedida pelo presidente da Ancine, Manoel Rangel, essa limitação pode vir a surgir graças a inúmeras reclamações dos clientes. "Fizemos uma opção num primeiro momento de não limitar a quantidade de reprises, confiando que os executivos das programadoras teriam bom senso de preservar o interesse do assinante, garantindo o fluxo de programação. Mas, passados cinco ou seis meses de aplicação da lei, seguimos recebendo queixas de assinantes", disse Rangel ao portal R7.

Infelizmente, se a Ancine for a diante neste assunto, apenas as produções nacionais teriam este limite. Não foi comentado sobre filmes e séries estrangeiras que são exibidas várias vezes pelos canais. E não é raro pegar um caso do mesmo filme estar sendo exibido em dois canais diferentes ao mesmo tempo. Essa é a realidade dos brasileiros, pagando um absurdo para ver diversas vezes a mesma coisa. Não é a toa que a TV aberta continua sendo mais assistida até na TV paga.

Assunto(s): Opinião
Seriado(s) relacionado(s):

 

Receba nossas publicações por e-mail:

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO (VIA FACEBOOK)

COMENTÁRIOS VIA SITE:
  1. Flavia Cris disse:

    Tenho TV por assinatura a mais de 3 anos e estou de saco cheio também com tantas reprises. Sinceramente só assinei por causa do SPORTV e minha Superliga de vôlei que não passam na TV aberta. O Canal viva também é uma boa opção, mas o resto….Filmes repetidos até o talo. Ninguém aguenta mais Legalmente loira, As branquelas, Crepúsculo,A múmia…Pelo amor de Deus! É muito avacalhação! São filmes até bacanas de se assistir, mas que criam antipatia com tanta reprise. As séries de TV a mesmíssima coisa. Já nem assisto mais nada. não sou fã de Friends, the Big bang Theory, Two and a half Men e acredito que até os fãs destas séries estão de saco cheio também! Estava assistindo Ghost Winsperer, mas de tanta reprise perdi o interesse também. Agora estou tentando revê minha posição se vale mesmo a pena pagar 70 reais mensais pra não assistir a nada de interessante nestas TVs.

  2. Pablo Biglia disse:

    É, com uma época em que o download de novidades se tornou uma opção, pagar por reprises da mesma coisa na TV por assinatura pode ser uma grande desvantagem.

  3. Khaoe Pacheco disse:

    A Ancine devia rever este projeto para limitar a quantidade de reprises como num todo e não só das produções brasileiras.
    Fico muito mais chateado por saber de muitas series que poderiam passar, por exemplo, na Fox que passa Os Simpsons tantas vezes que enche as paciencias. Um nome ja me vem a cabeça: Buffy. A Warner poderia reprisar Plantao Medico, e até Smallville. A Sony tem outras tantas opções.
    Mas não adianta, uma coisa ja percebi. TV a cabo, ruim com ela , pior sem ela.

Não tem Facebook? Use o formulário abaixo:
Quer ter sua foto ao lado do comentário? Cadastre-se no Gravatar!

ATENÇÃO:
Toda e qualquer mensagem publicada através do sistema de comentários não reflete a opinião deste site ou de seus autores. As opiniões enviadas através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos visitantes que dele fizerem uso.

Sobre Khaoe Pacheco

Sou um cara que cresceu convivendo com ícones da cultura pop, como séries japonesas, americanas, filmes, gibis. Gosto das mesmas coisas de quando era criança. Não é infantilidade, apenas hobby.