5 motivos para detestar o canal Investigação Discovery [opinião]

Desde o dia 09 de julho de 2012, o canal Investigação Discovery está disponível nas principais TVs por assinatura do país. Aparentemente seria uma emissora “nova”, se não fosse pelo fato de estar substituindo um canal que já existia anteriormente, o Liv.

Investigação Discovery

Pela terceira vez, a Discovery Networks muda o nome e o conteúdo da emissora, que agora passa a se chamar Investigação Discovery. Antes era Liv e, antes disso, o espaço já havia pertencido ao People+Arts. A nova aposta do canal é o suspense e as investigações criminais, que segundo Fernando Medin, presidente da Discovery Networks no Brasil, são um fenômeno mundial.

“O Liv foi uma tentativa. Nos Estados Unidos, o Investigação Discovery tem 100 milhões de assinantes. Vamos apostar na tendência”, falou, ao ser questionado se houve fracasso por conta do conceito anterior. Em busca da classe C, quase toda a programação da emissora foi dublada, com exceção da série “Dexter“, que tem legendas e reprises desde a primeira temporada.

Vamos aos motivos para detestar a nova proposta?

Dublado, Sem Opção, Não!5º — Dublagem
Como já foi falado anteriormente, praticamente toda a programação do Investigação Discovery foi dublada. E até agora nada tem se falado sobre a opção de áudio original e legendas, o que é um verdadeiro desrespeito para com os assinantes. Tudo bem, “Dexter” é legendada, mas por que somente esse programa? E o resto? Qual a justificativa? Mancada!

4º — Ausência de séries
Com a reestruturação da proposta do canal, os seriados, que eram o carro chefe da programação, deixaram de ser prioridade. O que será prioridade? Programas do tipo “Dementes” (sobre assassinos seriais), “Suspeitos Improváveis” (sobre o lado obscuro de cidadãos considerados exemplares) e “Amor Assassino” (que trata de crimes passionais). Legal, né? Só que não.

Judging Amy3º — Clássicos no lixo
Lembra quando você sentava na frente da TV para relembrar séries como “Judging Amy“, “Just Shoot Me!“, “Frasier“, “Dawson’s Creek” e “Charmed“? Pois é, essas séries já não estão mais em nossas vidas (exceto pela brilhante “Frasier”, que por motivos místicos, o Sony Channel ainda não a jogou fora). Consideradas séries “femininas”, a nova proposta da emissora não tem espaço para esse tipo de programa.

2º — Programação estranha
Blue Bloods“, “Hawaii Five-0” e a cancelada “Prison Break” continuam no canal. “Parenthood” e “So You Think You Can Dance” migrarão para Discovery Home & Health e TLC, respectivamente. “Whitney” e “Last Man Standing” foram para a rua. A torcida fica por conta de algum outro canal se interessar por tais séries, que foram renovadas e ganharão novos episódios a partir de outubro e novembro, respectivamente.

Atualização (17/04/2013): o Comedy Central adquiriu os direitos de “Last Man Standing”. A sitcom “Whitney”, no entanto, permaneceu sem casa no Brasil e a 2ª temporada nunca foi exibida.

Ancine1º — Filmes e séries nacionais
A nova Lei 12.485, que obriga canais pagos a cumprir uma cota de produção nacional, veio para destruir com a nossa querida TV por assinatura. Para seguir as novas regras da tal lei absurda (regulamentada e fiscalizada pela Agência Nacional do Cinema — Ancine), o Investigação Discovery vai exibir filmes e séries nacionais em horário nobre. Não desmerecendo as produções tupiniquins, mas… bom, sem mais. Fim!

Atenção: esta é uma postagem pessoal, particular, de cunho único e exclusivo do autor, logo, deve ser respeitada como expressão de opinião. Ainda, o artigo é de 2012, muitas coisas se modificaram desde então.

You may also like...

47 Responses

  1. Jullia disse:

    Eu nao sou fã de carterinha para ficar acompanhando grades de canais por assinatura.. eu gosto do programa e pronto. E foi assim que eu me tornei fã do I.D, por perceber que um programa leva ao outro, ou seja, vários tratam unicamente de um tema: criminalidade. Isso me interessa e MUITO! Por isso, até o presente momento não tenho do que reclamar, NEM MESMO de programas ou filmes dublados. Quase me tornei dubladora, e tenho amigos dubladores em Rio/SP e admiro o trabalho deles que são de qualidade. Quem não gosta é porque ainda desconhece além da profissão de dublador, desconhece a qualidade brasileira e desconhece a importância da história e dos bastidores. Quando conhecer, ai sim, muita gente pensará duas vezes antes de criticar a dublagem ou mudará de opinião…

  2. DENYS disse:

    ESSE CANAL É MUITO. BRASILEIRO TEM MANIA DE RECLAMAR DE TUDO

  3. Gabriela Nascimento de Medeiro disse:

    Cara , eu concordo com muita coisa mas não em relação a dublagem. Ela tem uma grande função social se levar em consideração a quantidade de pessoas hoje em dia que infelizmente não dominam bem a leitura. Existem MUUUUUITAS pessoas que não poderiam acompanhar a legenda. Então antes de criticar a dublagem precisamos críticar o governo , que tanto rouba da educação ;/

  4. Pablo disse:

    Concordo que a dublagem tem uma função social, porém, a questão é ainda maior. Se existe tecnologia para disponibilizar conteúdo dublado com opções de áudio original e legenda, por que não o fazem? Afinal, o valor da mensalidade não é barata…

  5. mariana lola disse:

    MANO vai toma no c* na moral cara, o bagulho se chama INVESTIGAÇÃO disvovery ou seja se trata de um canal para pessoas que gostam de investigação cara, essa é a ideia a mesma coisa é eu pegar e começar a reclamar que no canal animal planet não passa clipes de musicas, mano na moral so pq vc não gosta da programação não quer dizer que ela seja estranha, vou fazer isso também 5 motivos paea detestar pessoas que não usam argumento concreto nenhum pra justificar odiar algo que simplesmente não o agrada

  6. Ninguém está minimizando a profissão de dublador. Pelo contrário. Sabemos que a dublagem brasileira é a melhor do mercado e merece destaque, sim. No entanto, o que não pode acontecer é a dublagem ser imposta, sem opção. Assim como eu não gosto de programas dublados e prefiro o áudio original, não acho justo que esta opção seja obrigatória para aqueles que preferem seus programas dublados. O que queremos é a opção de escolha, afinal, todas as operadoras têm essa tecnologia disponível, basta fornecê-las aos seus assinantes.

  7. Nilton disse:

    Não é que a mensalidade dá TV paga no Brasil é cara!! É a mais cara do mundo!! Paguemos e calemos a boca!! Esta é a regra do jogo!!!

  8. vera Machado disse:

    Ninguem aguenta tantos intervalos de cinco em cinco minutos.

  9. elielton disse:

    Pra min é otimo progroma….nada ver. Vejo todos o dias .mas o problema que vissia que nem mulher……

  10. Nilson Pereira da Costa disse:

    ID SEMPRE ASSISTO NAS HORAS VAGAS .TEM QUE TER CUIDADO COM O PISSIQUISMO POR AÍ.

  11. Claudia disse:

    Adoro este canal. É o meu preferido da TV paga.

  12. Rebecca Dung de Andrade disse:

    Amo.
    Simplesmente viciante.
    Alem de abrir os olhos da gente para os graus de maldade e maluquice do ser humano….

  13. Sandra disse:

    Adoro o canal, mas gostaria de saber que fim de deu certos casos. Pessoas desaparecidas, não se fica sabendo se a pessoa apareceu ou não.

  14. Andrea disse:

    Simplesmente é viciante e abre os nossos olhos para as possíveis maldades a nossa volta. Como diz o comercial: Quem assiste ID não vê o mundo como as outras pessoas. Vivemos no mundo real e o mundo real é ID.

  15. PAUL W DIXON disse:

    Gosto do canal (exceto o Dr Homicídio, muito repetitivo e irritante) mas gostaria de ter a opção de ver com som original (com ou sem legendas)

  16. Elane Reis disse:

    Adorooooo, esse canal é o melhor na minha opinião.

  17. Michele Silva disse:

    Gosto muito do Investigação Discovery, o melhor é tentar descobrir o verdadeiro (a) assassino (a) dos casos, é um programa que dá para interagir com quem também gosta de investigações.

  18. julia disse:

    Eu gosto muito… deixa agente ligada pras maldades do ser humano, o ruim é que é realmente viciante e no final de semana repete tudo que passou na semana pra variar

  19. A disse:

    O caso do episódio do ID que acabei de ver é sobre uma mulher que foi assassinada depois de se envolver com o amigo do ex marido! No dia seguinte, teve o corpo violado e retirado do túmulo por vândalos que a espancaram e queimaram o corpo sem dó. A mãe da vítima quando descobriu surtou e ameaçou matar os envolvidos que desta vez não tiveram nada ver com esse novo crime!

  20. Anônimo disse:

    E outra. Uma jovem foi assassinada pelo namorado e um amigo dele! Os dois bateram nela até a morte e enterraram o corpo. Assim que foram condenados, ele fugiram uma semana depois e acabaram tendo o destino trágico! O namorado assassino foi sequestrado, espancado, queimado, atropelado, decapitado e morto por três parentes da namorada (os dois irmãos e o primo). Já o amigo dele foi atacado por um tigre que fugiu do zoológico!

  21. Anônimo disse:

    Condenados por matar uma garota de 14 anos, os dois jovens acabaram fugindo da prisão com a ajuda de um carcereiro e passaram a cometer muitos crimes: assaltaram sete bancos, nove joalherias, mataram mais pessoas e até atearam fogo na casa da família da vítima, mas infelizmente um deles acabou morrendo queimado e o outro fugiu, mas acabou sendo cercado e torturado até a morte por parentes da jovem assassinada!

  22. Anônimo disse:

    No episódio massacre adolescente: um romance entre um rapaz e uma garota terminaram em assassinato. Após descobrir que estava sendo traído, o jovem matou a namorada com a ajuda do amigo de forma brutal. Isso tudo aconteceu há alguns anos e já foram condenados. Mas infelizmente, os dois fugiram da cadeia com a ajuda de um colega de cela, disfarçados de policiais, pois eles haviam dopado e agredido dois agentes e juntos passaram a cometer novos crimes, se tornaram dois bandidos. Sim, eles já faziam maldades dentro e fora da cadeia. Primeiro, assaltaram um banco, renderam um funcionário depois o mataram da mesma forma que mataram a namorada. Depois, assaltaram uma loja de conveniência e fazem três pessoas reféns. E foram até o cemitério e desenterraram o cadáver da linda jovem onde a amarraram, a arrastaram, a espancaram e a torturaram várias vezes com a ajuda de quatro homens (entre eles o irmão e o primo do loiro) e depois a amarraram no poste e a queimaram inteirinha! Assim, os dois amigos comemoram bebendo cerveja num bar, eles beberam demais, causando desgosto e vergonha pros funcionários e clientes e assim o rapaz loiro causa um alvoroço quebrando as garrafas pelo chão e agredindo os clientes! Já o outro quando chegou em casa sem se importar, foi agredido pelo irmão ao descobrir que o pai tinha sofrido um ataque cardíaco por sua culpa e depois disso tudo acabou sendo expulso de casa pela própria família! Sem ter pra onde ir, foi morar com o melhor amigo! Os dois estão foragidos e continuam aprontando para o desespero da família da moça!

  23. Anônimo disse:

    O homem acusado de matar a amante grávida fugiu da prisão dias depois de ser preso, violou o corpo da vítima e a trancou dentro da solitária com as mãos e os pés amarrados! Invadiu e destruiu a casa da vítima e fugiu com todos os pertences dela! Quando os agentes descobriram o cadáver dentro da cela individual chamaram os peritos que confirmaram que a vítima já estava morta há dias e que o assassino infelizmente fugiu! Ele já está muito longe pra começar a nova fase de sua vida que é destruir outras famílias! A família da jovem assassinada está em desespero e sente que corre risco de vida, do homem voltar acabar com todo mundo!

  24. Anônimo disse:

    Tanto que os assassinos dessa história tiveram o fim que mereceram! Tiveram uma morte lenta na cadeia!

  25. Anônimo disse:

    O rapaz que matou uma jovem e jogou o corpo no rio fugiu da prisão disfarçado de velhinha e com a ajuda de um amigo raptou o corpo dela a jogando no rio onde um jacaré a devorou! Depois foi até a casa da vítima e destruiu apenas o quarto dela com um incêndio! A mãe dela entrou em desespero ao ver a parte da casa queimada!

  26. Anônimo disse:

    O rapaz que matou a jovem ao ser traído e que está livre foi assassinado misteriosamente! Isso porque ele cometeu mais três crimes brutais, matou um garoto de oito anos e duas jovens de 15 e 17 anos e logo depois teve um fim trágico! O verdadeiro assassino foi revelado e já foi preso. É o pai da vítima que não se conformava pelo rapaz ser solto e queria fazer justiça!

  27. Angelica Fonseca disse:

    Adoro esse canal, estou viciada! A melhor parte é ver os assassinos sendo condenados pelos seus crimes. Principalmente quando pegam prisão perpétua ou pena de morte! Coisas que não vimos aqui no Brasil.

  28. Ana Andrade Pinto disse:

    Sou fã do ID, mas está havendo muita reprise. Fui tentar assistir agora a noite, domingo dia 24/06/2018 só reprise. Passava uns ótimos, eu nem importava de ver outra vez mas não tem mais.

  29. Alex Evangelos disse:

    Melhor canal de TV…muiito show

  30. Alex Evangelos disse:

    Melhor canal de TV…muiito show
    Muito bom

  31. Renato nogueira disse:

    Olá , pensei que seria difícil encontrar pessoas que gostam desse canal , mas não , fiquei de cara com todos os comentários.
    Já tempos procuro a série Dementes , que mexe bastante com minha mente tentando decifrar a mente daqueles tipos .
    Se alguém puder ajudar , agradeço e deixo um grande abraço.

  32. Janete Martins disse:

    Oi Julia, fiquei interessada na dublagem.
    Como faço para entrar em contato?

  33. o programa não apela. é sério. educativo. esclarecedor. to conhecendo melhor a america e o ser humano. e confiro na internet. os casos existiram mesmo. apaixonei por varias delas como as irmas robage que achei no face. as psicologas que explicam são maraviilhosas. aquela loira magra que fala rapido, nunca vi tamanha profundidade em analisar pessoas. me apaixonei mais ainda pelos ameriacanos. e mostram estes que viraram palestrantes como a elizabeth smart.. nossa como estas moças sabem contar suas histórias. po. brasileiro não é assim. não conheço ninguem que sabe contar suas vidas tao bem como eles nas entrevistas.

  34. MARIA disse:

    O canal só tem um defeito: O programador da grade é, provavelmente, parente do figurão. Capacidade, que é bom, nenhuma. O “caça à viuva negra: degelo de primavera” consta na grade da programação, todas as semanas, até diversas vezes. O assassino JÁ REENCARNOU. A assassina já está em liberdade, com os cabelos brancos e sem as tatuagens, a Delegada já é bisavó e o programa continua sendo apresentado semanalmente. HAJA programador de grade SEM CAPACIDADE ALGUMA.

  35. MILTON RIBEIRO disse:

    Canal muito bom, vejo para ter um pouco de conforto em saber que ha justiça em algum lugar do mundo. Quase todos os crimes resolvidos as pessoas são condenadas a prisão perpetua ou a morte, mesmo para os menores de idade que podem ser julgados como adultos. Totalmente ao contrario do nosso Brasil.

  36. Aparecida Castilho disse:

    Sou viciada no I.D., assisto todos os dias. Gosto da dublagem, de todos os assuntos ali questionados, e concordo plenamente com o nosso amigo Milton Ribeiro.

  37. Sou viciada no I.D., assisto todos os dias. Gosto da dublagem, de todos os assuntos ali questionados, e concordo plenamente com o nosso amigo Milton Ribeiro. Apenas 1 episódio, do qual ñ me lembro o nome, ficou faltando a info do porquê a mulher matou o marido. De resto, nota mil !!!!
    Legendas nem sempre dá tempo de ler inteira, e áudio original em inglês, quem sabe vc e eu sabemos, e os outros como ficam? Isto é reclamar sem motivo algum. De mais a mais, gosto é gosto e não se discute, ponto final.

  38. Elaine disse:

    Não gosto das histórias onde colocam a religião do assassino como causa das suas atrocidades. Como em qualquer religião tem os lobos em pele de cordeiro, como na vida tem os psicopatas e nada a ver com a religião. Esses monstros se disfarçam de bons cristãos para fazerem o mal e no final sua religião é que acaba aparecendo mais que o assassino.

  39. Edilene disse:

    Meu canal preferido,estou viciada em assistir,todo os dias eu vejo pelo menos um capítulo,o que eu gosto de ver é que a maioria dos casos os culpados são severamente punidos ,muito diferente daqui do Brasil

  40. Ely disse:

    Id melhor canal do mundo top viciante amo de paixão

  41. Gabriela disse:

    Eu amo esse canal! Eu gosto de ouvir documentários sobre as vítimas, como elas morreram, sangue e a crueldade por trás. Gosto desse canal, por ter tantas mortes e cada uma com seu toque pessoal e diferenciado.

  42. Rick Santos disse:

    Simplesmente o melhor canal! ID

  43. Lu cia disse:

    Adoro esse canal, sou viciada, fico torcendo pra ver logo o final do assassino, principalmente quando pegam pena de morte…

  44. Carlos Eduardo disse:

    Sabe ao vê esta sua opinião me sinto na série Mindhunter
    Dementes pra mim que estudo o comportamento humano e mais do que útil e necessário!
    Uma análise profunda sobre a natureza humana
    Você pode ate acha que alguns sao loucos mas o mal está lá
    Gosto também do Indice da maldade

    Aliás vou ja assistir episódio do BTK e do Ted Bundy no youtube

  45. flavio disse:

    O melhor canal por assinatura disparado. Não perca nada. Mostra a realidade que está a nossa volta.

  46. Dema disse:

    Uma coisa aprendi, não conheço o passado do canal, somente o ID como se consolidou, e sim, pelo jeito SOMOS TODOS DEMENTES

  47. Ronaldo disse:

    Não concordo em nada q essa matéria disse principalmente sobre filmes e séries nacionais q são uma merda.

Deixe um comentário: